Dicas para ajudar a diminuir a cólica dos recém-nascidos


A cólica é uma dor bastante comum nos recém-nascidos e enche os pais de aflição. O nervosismo é normal diante desta situação, mas é fundamental manter a calma, por mais que pareça difícil se controlar vendo o filho chorar. Apesar de não ter causas comprovadamente definidas, o incômodo pode ser fruto da imaturidade do sistema digestivo do bebê.

— As cólicas são fisiológicas, isto é, são processos normais de transição no corpo do bebê, já que o intestino até os quatro meses ainda está passando por processos de maturação neuronal — explica a pediatra Priscila de Mattos Sillero, gerente médica do CTI Pediátrico do Prontobaby.

Não é difícil distinguir o choro da cólica de outros, como o da fome. O primeiro, geralmente, começa à tarde, de uma hora para outra, é alto e bem agudo. Além disso, o bebê se comprime todo.

— É o que chamamos de choro inconsolável. Por mais que a mãe tente amamentar e confortar a criança, ela não para de chorar — diz Eduardo Brandina, pediatra do Hospital Edmundo Vasconcelos.

Estudos indicam que o estresse dos pais pode deixar a criança mais suscetível às dores. E a sabedoria popular sempre apontou como causa da cólica a alimentação da mãe, que passaria para o bebê pela amamentação, mas não há comprovação disso.

— Vemos que alimentos como leguminosas (como o feijão) e derivados do leite acabam dando mais cólicas nos bebês. Mas não há nada comprovado cientificamente. Isso acaba variando de criança para criança — pontua Priscila Aires, pediatra da Perinatal.

Há remédios que aliviam as cólicas, mas só devem ser dados aos bebês sob orientação do pediatra. A medicação sem prescrição médica pode causar consequências graves.

Link original | Por Evelin Azevedo para Jornal Extra, com colaboração de Priscila de Mattos Sillero, pediatra | 20/09/18

Últimas notícias

Ação social de hospital pediátrico chega ao Méier

22 de novembro de 2018


“Minha filha nasceu na rua”, conta mulher que adotou bebê de mãe viciada

16 de novembro de 2018


Borderline: O que é, o que causa e sintomas do transtorno

13 de novembro de 2018


Sífilis congênita, se não tratada, pode provocar a morte de bebês

29 de outubro de 2018


Saiba quando é o momento certo para fazer o desfralde de seu filho

17 de outubro de 2018