Cães fazem a alegria de crianças internadas em hospital do Rio no período do Natal admin-prontobaby dezembro 24, 2018

Cães fazem a alegria de crianças internadas em hospital do Rio no período do Natal

O Natal das crianças internadas no hospital Prontobaby, na Tijuca, foi diferente este ano: em vez de receberem Papai Noel, os pequenos ganharam o carinho dos animais do projeto Pêlo Próximo. Por meio da pet terapia, os bichinhos contribuem para o sucesso do tratamento das crianças hospitalizadas.

— Acreditamos que projetos assim aproximam o dia a dia da criança hospitalizada ao seu cotidiano em casa. A maioria das crianças possui animais de estimação e isso traz ao ambiente hospitalar um clima mais leve e menos sofrido. Ao receberem os animais, as crianças simulam cuidados como a troca de curativos, injeções e até ouvindo as batidas do coração do cãozinho. Isto faz com que, ao voltar para sua internação, elas permitam mais os cuidados e fiquem menos assustadas com os procedimentos — explica Adriana Cabana, psicóloga do grupo Prontobaby.

Este tipo de visita faz com que as crianças aceitem melhor os cuidados de médicos e enfermeiros do hospital. Foto: Roberto Moreyra

Para Roberta Araújo, fundadora e coordenadora do projeto Pêlo Próximo, o trabalho realizado pelos bichinhos voluntários e a recepção das crianças é gratificante:

— Os animais são grandes facilitadores e transformam dores em sorrisos em poucos instantes. Promovem o bem-estar de forma não invasiva e uma melhor adesão aos tratamentos propostos. Para nós, presenciar esses momentos de alívio e renovação de esperança é simplesmente mágico!

Para as crianças, a visita dos animais realmente faz bem. A técnica de enfermagem Daniele Lopes Vaz, mãe do pequeno Vicente, de 3 anos, diz que o filho ficou superanimado ao brincar com os “cães terapeutas”.

— Esse é um ótimo tipo de distração, as crianças esquecem que estão no hospital. O Vicente ficou pedindo para voltar à salinha. Ele gostou muito — conta.

Vicente não queria parar de brincar com os pets. Foto: Roberto Moreyra

Fonte: Extra

Write a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *
×