Atuação



programa de residência médica

RESIDÊNCIA MÉDICA EM PEDIATRIA E EM MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA

sempre às quintas


programa de acadêmicos de medicina

pós-graduação em medicina

educação permanente

Em 2008, o Centro de Estudos e Pesquisas foi credenciado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC) para oferecer Residência Médica em Pediatria e Terapia Intensiva Pediátrica. Com isso, o Grupo Prontobaby tornou-se o primeiro grupo médico privado da cidade do Rio de Janeiro a ter um Programa de Residência Médica em Pediatria (PRMP) do R1 ao R4.

O PRMP é credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) e oferece vagas para Residência Médica em Pediatria (R1 e R2) e em Medicina Intensiva Pediátrica (R3 e R4). As vagas são preenchidas por meio de concursos anuais realizados segundo o regulamento da CEREMERJ e da CNRM/MS - Comissão Nacional de Residência Médica do Ministério da Saúde.

Os residentes cumprem um programa de treinamento teórico e prático de 60 horas semanais, este inclui acompanhamento em UTI, enfermaria, ambulatórios de especialidades, emergência e neonatologia nas seguintes instituições parceiras: Instituto Nacional do Câncer (INCA), Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE – ambulatório de Pediatria), Maternidade Leila Diniz, Hospital Municipal Jesus, Hospital Universitário Gaffrée e Guinle e Instituto de Pediatria Martagão Gesteira.

Trimestralmente os residentes médicos participam da reunião oficial do Comitê de Ensino de Pediatria da SOPERJ para discussão de assuntos técnicos e éticos inerentes à Residência Médica em Pediatria.

Em 2010, o Prontobaby iniciou seu Programa de Terapia Intensiva Pediátrica. Dessa forma, a instituição vem contribuindo ao longo dos últimos anos para a formação qualificada de pediatras e especialistas em Terapia Intensiva, sendo referência na rede privada na área de ensino e pesquisa.

Desde 2009, o Prontobaby contribui com a formação acadêmica de estudantes de Medicina através de estágio supervisionado, tendo participado do desenvolvimento de mais de dezenas de estudantes desde então.

Anualmente é realizado um processo seletivo para preenchimento de vagas por alunos a partir do 10º período do curso de graduação em Medicina, com duração de um ano e início todo mês de janeiro. A seleção ocorre por avaliação prática, do currículo e entrevista.

É realizada a partir da parceria com a Pontifícia Universidade Católica do RJ – PUC-Rio para alunos que desejem se aperfeiçoar na área de Pediatria. Tem duração de três anos e o Grupo Prontobaby oferece campo de estágio sob a supervisão médica do Corpo Clínico e da PUC-Rio.

O projeto “Sempre às Quintas” faz parte do treinamento teórico dos Programas de Residência Médica do Grupo Prontobaby. Todas as semanas são realizadas discussões de casos, apresentadas pelos médicos residentes, que são debatidas com o preceptor do setor de origem do caso em questão. Há também discussão de resumos de revistas médicas, além de eventos comemorativos, palestras, cursos e seminários, com participação de professores convidados ou por médicos do grupo.

Confira a programação regular e especial todos os meses:

Março / 2018
Abril / 2018
Maio / 2018

O Centro de Estudos e Pesquisas do Prontobaby, dentro de sua programação didática, prioriza, além da técnica, o caráter ético no atendimento à criança e aos seus familiares. Em parceria com a Sociedade de Pediatria do Estado do Rio de Janeiro (SOPERJ) e o Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (CREMERJ), oferece cursos diversos como:

Curso de Reanimação do Recém-Nascido - Sob a responsabilidade do Dr. José Dias Rego, Coordenador do Programa de Reanimação Neonatal da Sociedade Brasileira de Pediatria no Rio de Janeiro - e o Curso de Reanimação Cardiorrespiratória da Criança Maior e do Adolescente, pela Coordenação da Drª. Fernanda Martins, instrutora do Curso PALS e oncologista pediátrica.

Curso de Hematologia Pediátrica - Organizado e ministrado pela Drª. Lavínia Bergier e Dr. Carmello Conti, hematologistas pediátricos e Drª. Fernanda Martins, oncologista pediátrica.

Curso Antibióticos na Infância - Organizado e ministrado pelo Dr. André Ricardo da Silva, infectologista do Grupo.

Curso de Cardiologia Pediátrica - Organizado pela Drª. Fátima Leite, da Baby Cor – Clínica Infantil de Doenças do Coração e coordenado pelo Dr. José Dias Rego.

SOBRE O CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS


Fundado em 1968 em homenagem a seu ilustre idealizador, o Centro de Estudos e Pesquisas Dr. José Dias Rego tem como missão contribuir para o ensino e a formação de profissionais em saúde pediátrica e, dessa forma, dar suporte ao padrão de qualidade em atendimento de excelência do Grupo Prontobaby.

Seu acervo é composto de biblioteca técnica, teses de mestrado e doutorado, desenvolvidas por meio de intercâmbio com o Children's Hospital de Boston e Texas (EUA) e também de participações frequentes de colaboradores nos principais eventos científicos na área da Pediatria no Brasil e no exterior.

Responsável também pela implementação da política de desenvolvimento de recursos humanos e de educação permanente dos colaboradores e parceiros do Grupo, o Centro de Estudos e Pesquisas tem entre suas competências:

fotos