Carnaval é brincadeira para todas as idades, mas os cuidados com a criançada na folia são assunto muito sério. Seja em bloquinhos infantis ou acompanhando adultos em festa de gente grande, a diversão dos pequenos precisa ser vigiada de perto. Isso porque a combinação de multidão com forte calor pode ser perigosa, se não houver atenção à hidratação, à alimentação e, claro, à segurança.
Além da vigilância constante, algumas atitudes podem minimizar os riscos. Para não perder uma criança no bloco, por exemplo, é recomendável colocar nela uma pulseira ou um crachá contendo o nome do pequeno e o contato de um responsável.
Para que a criança brinque sem passar mal, é preciso cuidar bem da alimentação. Alimentos gordurosos e guloseimas devem ser evitados nos dias de folia — e nos demais também. E com os termômetros nas alturas, é preciso não vacilar com a hidratação dos pequenos.
— Além da água, podem ser ofertados para as crianças maiores de 1 ano água de coco e sucos naturais sem adição de açúcar, porém, sempre devemos dar preferência para a água — orientou Tarciana Teixeira, nutricionista materno-infantil da clínica Penchel.
Proteção solar
Antes de sair de casa, os responsáveis também não podem se esquecer de passar protetor solar nas crianças.
— Ao aplicar o produto, é importante se lembrar das orelhas, do pescoço e de outras áreas, como mãos, joelhos (a parte atrás deles também), pés e nuca — disse o dermatologista Murilo Drummond.
Depois de pular o carnaval, é bem provável que a criança tenha muito sono. Então, é preciso deixá-la dormir.
— O importante é respeitar o ritmo do pequeno, deixar que ele descanse antes e após bloquinhos, durante o tempo que for necessário — finalizou Priscila Mattos, gerente médica do CTI do Prontobaby.