Como o uso de máscaras pode interferir no meio ambiente

No dia 05 de julho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data tem como objetivo principal chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e a importância de preservar os recursos naturais.
Em meio à pandemia do novo coronavírus , o uso de máscaras evita o contágio da doença. No entanto, o seu descarte, muitas vezes, é feito de forma incorreta pela população, sem a preocupação de um correto acondicionamento, o que pode torná-las prejudiciais ao meio ambiente. Os resíduos podem chegar aos mares, rios e esgotos.
O descarte inadequado ameaça a vida marinha e humana, ocasionando entupimentos, contaminação dos corpos hídricos, poluição visual e criação de um ambiente propício à disseminação de outras doenças, o que pode gerar uma contaminação ambiental mais ampla.
Vale ressaltar que não foi descartada a possibilidade do vírus sobreviver na água e no solo. Mesmo com uma menor contaminação, ao entrar em contato com esses resíduos, pessoas e animais podem desenvolver a doença, tornando-se também transmissores.
O descarte inadequado das máscaras, hoje usadas por muitas pessoas devido à emergência sanitária, está levando a novos riscos concretos de poluição marinha, já que a maioria dessas máscaras contém ou é feita de polipropileno, que não se rompe rapidamente.
Diante desse cenário, as organizações não podem deixar de pensar na segurança dos seus colaboradores. No devem esquecer a responsabilidade social e ambiental de destinar e dispor corretamente os resíduos, evitando que contribuam ainda mais para a degradação do meio ambiente.
O grupo Prontobaby se preocupa em garantir a segurança dos seus pacientes e funcionários, prestando um serviço seguro de descarte de insumos utilizados nos hospitais da rede, como luvas, capotes, máscaras e resíduos oriundos da pandemia. O intuito é seguir as normas da Organização Mundial de Saúde e ANVISA para manter o ambiente hospitalar seguro.
Fonte: blog do pedlowski
Últimas notícias
Grupo Prontobaby traz tecnologia de ponta para a Tijuca
24 de abril de 2023
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Prontobaby é o 1º hospital exclusivamente pediátrico privado do Brasil a ser Acreditado ONA, desde 2020
27 de outubro de 2022
Segurança e qualidade: 03 unidades do Grupo Prontobaby recebem a manutenção da certificação ONA 2 – Acreditado Pleno.
17 de outubro de 2022
Prontobaby inaugura a primeira UTI Oncohematológica privada do Estado do Rio de Janeiro, exclusivamente pediátrica
15 de agosto de 2022
Turma em Abril: Pós-graduação em Fisioterapia Intensiva Pediátrica e Neonatal do Grupo ProntoBaby
14 de abril de 2022