Conheça as vitaminas que ajudam a fortalecer o coração


Por ser o responsável por bombear o sangue e distribuir os nutrientes, o coração tem que ser forte. Nesta sexta-feira, no dia mundial dedicado a ele, os médicos dão a dica: uma estratégia para manter o coração funcionando bem é ingerir vitaminas do complexo B, presentes em vários alimentos (veja abaixo).

— Elas têm um papel importante na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, e atuam na regulação dos níveis de colesterol — explica Emily Sena, nutricionista da Cia. da Consulta.

A B1 protege o músculo cardíaco. Já a B3 ajuda a reduzir os níveis de colesterol sanguíneo, enquanto a B6 atua como protetora cardiovascular. Para finalizar, as vitaminas B9 e B12 auxiliam na remoção de moléculas presentes no sangue que causam danos às artérias.

— Alimentos industrializadas, ricos em gordura e sódio, têm que ser evitados — disse a professora de nutrição do Centro Universitário Celso Lisboa, Giselle Oliveira Sauer.

A alimentação é só um dos pilares para manter o bom funcionamento do coração. O cardiologista Marcelo Vaz relembra que é preciso manter o corpo em constante movimento por meio da prática de exercícios físicos:

— Recomenda-se, no mínimo, 150 minutos por semana de atividade física moderada, ou 75 minutos por semana de atividade intensa.

E para prevenir doenças cardiovasculares desde cedo, a médica pediatra intensivista Cristiane Guimarães, do Centro Pediátrico da Lagoa, destaca a importância do teste do coraçãozinho:

— O diagnóstico precoce é fundamental.

Link Original | Jornal Extra | 29/09/2017

Últimas notícias

Ação social de hospital pediátrico chega ao Méier

22 de novembro de 2018


“Minha filha nasceu na rua”, conta mulher que adotou bebê de mãe viciada

16 de novembro de 2018


Borderline: O que é, o que causa e sintomas do transtorno

13 de novembro de 2018


Sífilis congênita, se não tratada, pode provocar a morte de bebês

29 de outubro de 2018


Saiba quando é o momento certo para fazer o desfralde de seu filho

17 de outubro de 2018