Prevenção de acidentes na infância é tema de palestra gratuita na Tijuca


A prevenção de acidentes com crianças e adolescentes será o tema da palestra “Acidentes na infância: aspectos biopsico-sociais”, que acontece nesta quinta-feira, dia 29, das 14h às 16h, no Centro de Estudos ​e Pesquisas ​do Grupo Prontobaby​, na Tijuca. O bate-papo, que será com o médico José Dias Rego, faz parte da programação do “Sempre às quintas”, com palestras gratuitas abertas à população.

Segundo Rego, os acidentes na infância, principal causa de morte entre ​crianças​ de 1 a 14 anos​,​ são lesões não intencionais. No Brasil, de acordo o médico, cerca de 140 mil crianças, só em 2016, foram hospitalizadas por acidentes que poderiam ser evitados. O estudo revela ainda que são registradas no país seis mil mortes por essas causas a cada ano.

— Essas crianças e jovens que sofreram algum acidente podem, no futuro, ficar com sérias sequelas. ​E h​oje 90% das lesões podem ser evitadas com ações educativas, modificações do meio ambiente (casa, creche) e a criação de uma legislação específica para evitar os acidentes domésticos, por exemplo — garante o especialista.

O médico destaca ​ainda outro ponto como um risco bastante comum: o contato com brinquedos sem supervisão de um adulto.

— Os brinquedos divertem, distraem e ajudam no desenvolvimento motor da criança. Mas também são um grande risco para acidentes. Os pais precisam ter cuidado e nunca baixar a guarda, sempre acompanhando o que o filho está fazendo.​

Os pais devem lembrar sempre de evitar que os pequenos coloquem objetos na boca​. Outra dica importante é ensiná-las a guardar os brinquedos, ​o que também evita quedas.

— ​​Além disso, é interessante lembrar que, para os pequenos, ​é um prazer quando os pais particip​am. ​Brincar com o filho​, além de aumentar a segurança, ​é uma forma de​ construir vínculos, conhecer e​ saber mais ​sobre a criança — explica o médico. ​

O Centro de Estudos ​e Pesquisas do Prontobaby​, fica na Rua Adolfo Mota 52, na Tijuca, na Zona Norte. Mais informações no telefone 3978-6200.

Link original | Jornal Extra | 28/03/2018

Últimas notícias

Morte de bebê de 6 semanas por coronavírus acende alerta: saiba o que fazer para proteger seu filho

2 de abril de 2020


Bebê com menos de um ano morre nos EUA por COVID-19 – como proteger nossos filhos?

1 de abril de 2020


Menina de 12 anos é pessoa mais jovem a morrer por coronavírus na Europa, diz jornal

31 de março de 2020


Aleitamento materno e o novo coronavírus

29 de março de 2020


Quais cuidados específicos é preciso ter com bebês e crianças contra o novo coronavírus?

26 de março de 2020