Prevenção de acidentes na infância é tema de palestra gratuita na Tijuca


A prevenção de acidentes com crianças e adolescentes será o tema da palestra “Acidentes na infância: aspectos biopsico-sociais”, que acontece nesta quinta-feira, dia 29, das 14h às 16h, no Centro de Estudos ​e Pesquisas ​do Grupo Prontobaby​, na Tijuca. O bate-papo, que será com o médico José Dias Rego, faz parte da programação do “Sempre às quintas”, com palestras gratuitas abertas à população.

Segundo Rego, os acidentes na infância, principal causa de morte entre ​crianças​ de 1 a 14 anos​,​ são lesões não intencionais. No Brasil, de acordo o médico, cerca de 140 mil crianças, só em 2016, foram hospitalizadas por acidentes que poderiam ser evitados. O estudo revela ainda que são registradas no país seis mil mortes por essas causas a cada ano.

— Essas crianças e jovens que sofreram algum acidente podem, no futuro, ficar com sérias sequelas. ​E h​oje 90% das lesões podem ser evitadas com ações educativas, modificações do meio ambiente (casa, creche) e a criação de uma legislação específica para evitar os acidentes domésticos, por exemplo — garante o especialista.

O médico destaca ​ainda outro ponto como um risco bastante comum: o contato com brinquedos sem supervisão de um adulto.

— Os brinquedos divertem, distraem e ajudam no desenvolvimento motor da criança. Mas também são um grande risco para acidentes. Os pais precisam ter cuidado e nunca baixar a guarda, sempre acompanhando o que o filho está fazendo.​

Os pais devem lembrar sempre de evitar que os pequenos coloquem objetos na boca​. Outra dica importante é ensiná-las a guardar os brinquedos, ​o que também evita quedas.

— ​​Além disso, é interessante lembrar que, para os pequenos, ​é um prazer quando os pais particip​am. ​Brincar com o filho​, além de aumentar a segurança, ​é uma forma de​ construir vínculos, conhecer e​ saber mais ​sobre a criança — explica o médico. ​

O Centro de Estudos ​e Pesquisas do Prontobaby​, fica na Rua Adolfo Mota 52, na Tijuca, na Zona Norte. Mais informações no telefone 3978-6200.

Link original | Jornal Extra | 28/03/2018

Últimas notícias

Ação social de hospital pediátrico chega ao Méier

22 de novembro de 2018


“Minha filha nasceu na rua”, conta mulher que adotou bebê de mãe viciada

16 de novembro de 2018


Borderline: O que é, o que causa e sintomas do transtorno

13 de novembro de 2018


Sífilis congênita, se não tratada, pode provocar a morte de bebês

29 de outubro de 2018


Saiba quando é o momento certo para fazer o desfralde de seu filho

17 de outubro de 2018