Saiba quando é o momento certo para fazer o desfralde de seu filho


O desfralde é um momento esperado com ansiedade pelos pais. A nova etapa deve ocorrer a partir do momento em que a criança demonstra que está pronta para avançar. O processo, normalmente, começa aos 2 anos, mas é possível que o seu filho, nesta idade, ainda não esteja pronto. E não há problema nisso.

— Quando a criança percebe e avisa que acabou de fazer xixi, quando chega a hora de fazer a troca da fralda e ela está seca, e quando a criança passa a querer imitar os pais indo ao banheiro são sinais de que ela está pronta para começar o desfralde — diz o uropediatra Marcelo Braz.

O processo do desfralde não é fácil e por isso os pais precisam ter paciência de sobra para enfrentar as corridas para o banheiro e entender os possíveis escapes.

— Comemore quando a criança avisar a tempo de usar o banheiro, mas se escapar, não brigue — orienta Maria Laura de Oliveira, pediatra do Grupo Prontobaby.

A etapa do desfralde é uma experiência nova para a criança e por isso precisa ser conduzida com cautela. Um processo mal feito pode trazer reflexos para a saúde física e psicológica do seu filho.

— O ideal é orientar corretamente as crianças, principalmente as meninas, sobre o modo correto de se limpar, pois é muito comum fazer a limpeza de trás para a frente, correndo o risco de contaminação e infecção urinária. Brigar com os filhos por não terem segurado o xixi pode retardar ainda mais o desfralde — alerta Letícia Paura, pediatra da Medimed Saúde.

Crianças que têm o costume de segurar o xixi e o cocô podem desenvolver problemas nos rins e prisão de ventre. De acordo com Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber, o ideal é que os pais perguntem ao filho, várias vezes ao dia, se ele quer ir ao banheiro.

— Crianças com transtornos de desenvolvimento como as que apresentam Autismo, TDAH, Deficiência Intelectual e paralisia cerebral podem ter maiores dificuldades e demorarem mais — diz Clay.

‘Tive grandes dificuldades’

Raquel Acosta, 43 anos, mãe da Maria Flor (agora com 7 anos)

Quando eu iniciei o desfralde da minha filha tive grande dificuldade em alguns shoppings. Ela fica com medo da descarga automática. Teve uma vez que rodei o shopping todo e só encontrava banheiros com descarga automática, até que chegou um momento que ela não conseguiu mais segurar e soltou todo o xixi na entrada do banheiro. Sempre que ela via um vaso que tivesse aqueles produtos coloridos para dar cheiro, ela não sentava. Só fazia xixi se a água estivesse transparente. Na época, conversei muito com o pediatra dela e com outras mães.

Link original | Por Evelin Azevedo para Extra | 17/10/18

Últimas notícias

Residência Médica Grupo Prontobaby 2019

9 de janeiro de 2019


Ação social de hospital pediátrico chega ao Méier

22 de novembro de 2018


“Minha filha nasceu na rua”, conta mulher que adotou bebê de mãe viciada

16 de novembro de 2018


Borderline: O que é, o que causa e sintomas do transtorno

13 de novembro de 2018


Sífilis congênita, se não tratada, pode provocar a morte de bebês

29 de outubro de 2018