Universitários desenvolvem aplicativo que orienta pais de crianças com Síndrome de Down

O trabalho de uma feira de empreendedorismo se tornou um verdadeiro aliado para pais de crianças com Síndrome de Down. O aplicativo ABC Down reúne informações relevantes para quem precisa enfrentar os desafios de cuidar de alguém com a doença.
— O objetivo do trabalho era criar um aplicativo que solucionasse algum problema da sociedade. Visitamos Ongs e escolas que atendem pessoas com a síndrome e percebemos que a maior dificuldade estava com as famílias. Os pais não sabiam o que fazer com os seus filhos — explica Deborah Coelho dos Santos, aluna de Administração do Centro Universitário FEI, de São Paulo.
As crianças com Síndrome de Down têm grande potencial a ser desenvolvido. Mas, para isso, é preciso empenho dos pais para estimular precocemente o filho.
— Os pacientes podem ter um déficit intelectual, mas nada os impede de chegar ao ensino superior, por exemplo. O que vai determinar isso é o grau de estímulo e a assistência que aquele paciente vai ter. Até mesmo quem não tem a síndrome, se não for estimulado, dificilmente vai ter um bom desenvolvimento intelectual — afirma Alexandre Lucidi, Geneticista do Oeste D’Or.
Difícil acesso ao tratamento multidisciplinar
Quem tem Síndrome de Down vai precisar ser acompanhado, durante toda a vida, por inúmeros profissionais da saúde como oftalmologistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, entre outros. Para o psiquiatra Thyago Azevedo, do Prontobaby, o acesso a este tratamento multidisciplinar é a grande dificuldade enfrentada pelos pais, por causa do custo elevado:
— A pessoa com Down tem maior possibilidade de ter um problema de visão, de audição e cardíaco. Além disso, ela tem predisposição para ter transtornos mentais, que acabam negligenciados por causa da própria síndrome.
O QUE TEM NO APP
- Informações gerais
Explicações sobre o que é a síndrome, características e curiosidades estão disponíveis na plataforma. - Estímulos
O aplicativo dá dicas de como estimular o desenvolvimento da criança até os 3 anos. - Alimentação
Uma alimentação variada e equilibrada é indicada para pessoas com Síndrome de Down. Quando criança, é importante evitar o consumo de açúcar e farinha refinada. - Esportes
A prática esportiva ajuda a fortalecer a musculatura. Atividades como natação e hipismo são indicadas para quem tem Down. - Direitos
O app também mostra quais são os direitos das pessoas com Síndrome de Down têm. - Onde baixar
O aplicativo pode ser baixado gratuitamente, clique aqui.
Link original | Evelin Azevedo para Jornal Extra | 21/03/2018
Últimas notícias
Grupo Prontobaby traz tecnologia de ponta para a Tijuca
24 de abril de 2023
NOTA DE ESCLARECIMENTO: Prontobaby é o 1º hospital exclusivamente pediátrico privado do Brasil a ser Acreditado ONA, desde 2020
27 de outubro de 2022
Segurança e qualidade: 03 unidades do Grupo Prontobaby recebem a manutenção da certificação ONA 2 – Acreditado Pleno.
17 de outubro de 2022
Prontobaby inaugura a primeira UTI Oncohematológica privada do Estado do Rio de Janeiro, exclusivamente pediátrica
15 de agosto de 2022
Turma em Abril: Pós-graduação em Fisioterapia Intensiva Pediátrica e Neonatal do Grupo ProntoBaby
14 de abril de 2022