A prevenção de acidentes com crianças e adolescentes será o tema da palestra “Acidentes na infância: aspectos biopsico-sociais”, que acontece nesta quinta-feira, dia 29, das 14h às 16h, no Centro de Estudos e Pesquisas do Grupo Prontobaby, na Tijuca. O bate-papo, que será com o médico José Dias Rego, faz parte da programação do “Sempre às quintas”, com palestras gratuitas abertas à população.
Segundo Rego, os acidentes na infância, principal causa de morte entre crianças de 1 a 14 anos, são lesões não intencionais. No Brasil, de acordo o médico, cerca de 140 mil crianças, só em 2016, foram hospitalizadas por acidentes que poderiam ser evitados. O estudo revela ainda que são registradas no país seis mil mortes por essas causas a cada ano.
— Essas crianças e jovens que sofreram algum acidente podem, no futuro, ficar com sérias sequelas. E hoje 90% das lesões podem ser evitadas com ações educativas, modificações do meio ambiente (casa, creche) e a criação de uma legislação específica para evitar os acidentes domésticos, por exemplo — garante o especialista.
O médico destaca ainda outro ponto como um risco bastante comum: o contato com brinquedos sem supervisão de um adulto.
— Os brinquedos divertem, distraem e ajudam no desenvolvimento motor da criança. Mas também são um grande risco para acidentes. Os pais precisam ter cuidado e nunca baixar a guarda, sempre acompanhando o que o filho está fazendo.
Os pais devem lembrar sempre de evitar que os pequenos coloquem objetos na boca. Outra dica importante é ensiná-las a guardar os brinquedos, o que também evita quedas.
— Além disso, é interessante lembrar que, para os pequenos, é um prazer quando os pais participam. Brincar com o filho, além de aumentar a segurança, é uma forma de construir vínculos, conhecer e saber mais sobre a criança — explica o médico.
O Centro de Estudos e Pesquisas do Prontobaby, fica na Rua Adolfo Mota 52, na Tijuca, na Zona Norte. Mais informações no telefone 3978-6200.
Link original | Jornal Extra | 28/03/2018