O desfralde é um momento esperado com ansiedade pelos pais. A nova etapa deve ocorrer a partir do momento em que a criança demonstra que está pronta para avançar. O processo, normalmente, começa aos 2 anos, mas é possível que o seu filho, nesta idade, ainda não esteja pronto. E não há problema nisso.
— Quando a criança percebe e avisa que acabou de fazer xixi, quando chega a hora de fazer a troca da fralda e ela está seca, e quando a criança passa a querer imitar os pais indo ao banheiro são sinais de que ela está pronta para começar o desfralde — diz o uropediatra Marcelo Braz.
O processo do desfralde não é fácil e por isso os pais precisam ter paciência de sobra para enfrentar as corridas para o banheiro e entender os possíveis escapes.
— Comemore quando a criança avisar a tempo de usar o banheiro, mas se escapar, não brigue — orienta Maria Laura de Oliveira, pediatra do Grupo Prontobaby.
A etapa do desfralde é uma experiência nova para a criança e por isso precisa ser conduzida com cautela. Um processo mal feito pode trazer reflexos para a saúde física e psicológica do seu filho.
— O ideal é orientar corretamente as crianças, principalmente as meninas, sobre o modo correto de se limpar, pois é muito comum fazer a limpeza de trás para a frente, correndo o risco de contaminação e infecção urinária. Brigar com os filhos por não terem segurado o xixi pode retardar ainda mais o desfralde — alerta Letícia Paura, pediatra da Medimed Saúde.
Crianças que têm o costume de segurar o xixi e o cocô podem desenvolver problemas nos rins e prisão de ventre. De acordo com Clay Brites, pediatra e neurologista infantil do Instituto NeuroSaber, o ideal é que os pais perguntem ao filho, várias vezes ao dia, se ele quer ir ao banheiro.
— Crianças com transtornos de desenvolvimento como as que apresentam Autismo, TDAH, Deficiência Intelectual e paralisia cerebral podem ter maiores dificuldades e demorarem mais — diz Clay.
‘Tive grandes dificuldades’
Raquel Acosta, 43 anos, mãe da Maria Flor (agora com 7 anos)
Quando eu iniciei o desfralde da minha filha tive grande dificuldade em alguns shoppings. Ela fica com medo da descarga automática. Teve uma vez que rodei o shopping todo e só encontrava banheiros com descarga automática, até que chegou um momento que ela não conseguiu mais segurar e soltou todo o xixi na entrada do banheiro. Sempre que ela via um vaso que tivesse aqueles produtos coloridos para dar cheiro, ela não sentava. Só fazia xixi se a água estivesse transparente. Na época, conversei muito com o pediatra dela e com outras mães.
Link original | Por Evelin Azevedo para Extra | 17/10/18