Semanas atrás seu bebê começava a entender o significado da palavra “não”. Com 39 semanas ele já é capaz de saber a definição de várias palavras. As conversas no dia a dia são excelentes para ajudar seu bebê a desenvolver o vocabulário, porém requer alguns cuidados.
Quando conversamos com um bebê, instintivamente mudamos nosso tom de voz e isso é completamente normal. Contudo, de acordo com a pediatra Patrícia Rezende, é muito importante não usarmos palavras erradas propositalmente ao falar com eles, pois os bebês aprendem com o exemplo.
Além disso, busque sempre olhar nos olhos do bebê enquanto brinca e conversa com ele, esse gesto é muito importante para o desenvolvimento mental e social dele.
Quando o bebê começar a falar, algumas palavras serão pronunciadas de forma errada. Quando isso acontecer, não estimule mas também não tenha uma postura severa demais. A pediatra recomenda que, por exemplo, caso a criança fale “baiata” para se referir a uma barata, prefira frases como “você quer dizer barata?”.
Há quem goste de falar com o bebê imitando voz de criança, assim como existem aqueles que preferem não falar dessa maneira. Não existe um tom específico que seja mais adequado para conversar com o bebê, esse ponto deve ser definido pela mãe ou pelos pais, porém conversar de igual para igual ajuda na compreensão e desenvolvimento da criança.
Fonte: Portal Minha Vida