Unidade de Terapia Intensiva terá 11 leitos direcionados a pacientes com essa patologia
O câncer infantil é a doença que causa o maior número de mortes na pediatria, no Brasil. Dentro das especialidades, a oncohematologia foi pioneira em incorporar abordagens genéticas para elucidar as bases moleculares do câncer, propondo modelos patogênicos com sentido clínico.
Além de um setor voltado para oncologia infanto-juvenil, especialidade médica que estuda como a neoplasia se desenvolve no organismo e conduz o tratamento mais adequado, o Prontobaby – Hospital da Criança inaugura no dia 18 de agosto, a primeira UTI oncohematológica privada do Estado do Rio de Janeiro, exclusivamente pediátrica.
Serão 11 leitos direcionados a pacientes de 0 a 17 anos e 11 meses que tenham necessidades de cuidados especiais.
O local terá uma estrutura interdisciplinar com um tratamento humanizado para atender a criança, visando que a família também se sinta mais confortável durante todo o processo.
Para o presidente do Grupo Prontobaby, Dr. Mário Eduardo Viana, esse é mais um passo que o hospital dá para a excelência na medicina pediátrica do Rio de Janeiro.
“Ao longo dos últimos 25 anos, vários programas e setores foram criados em nosso grupo, como oncohematologia, transplante de medula óssea, cirurgia cardíaca, neurocirurgia, cirurgia ortopédica e cirurgia por vídeoscopia, dentre outros. Agora, com a inauguração de mais 11 leitos exclusivos de oncohematologia, conseguimos completar esse programa que se inicia na emergência com novos casos e ambulatório (casos já diagnosticados), passando à internação em quartos, até a UTI oncohematológica, se necessário. Desse modo, os nossos pacientes estarão recebendo os cuidados intensivos por uma equipe multidisciplinar altamente capacitada para promover a melhor assistência à essa população”, pontua o médico e Pós PHD, Mário Eduardo Viana.
Para o Dr. Luis Fernando da Silva Bouzas, especialista em hemato hemoterapia e Transplante e Terapia Celular, pela MEDCEL medicina celular, ter uma Unidade de Terapia Intensiva faz total diferença no tratamento.
“Considero importante que nos hospitais com foco na oncohematologia tenhamos o suporte de Unidade de Terapia Intensiva e equipe multidisciplinar especializada no atendimento destes pacientes. Ter uma equipe de intensivistas e profissionais treinados neste manejo ajuda muito e evita a quebra dos protocolos de cuidados”, sinaliza o médico.
Já a Dra. Fernanda Martins, coordenadora da unidade oncohematológica do Grupo Prontobaby, acredita que esse será um grande momento para pacientes com essa neoplasia.
“Apesar de raro, o câncer infantil é hoje a principal causa de morte por doença em pediatria. A inauguração desta unidade, referência na rede privada e voltada unicamente para o atendimento desses pacientes, com atendimento integral, multidisciplinar e humanizado, será um marco para a nossa especialidade”, finaliza a médica.
Equipe UTI Oncohematológica Grupo Prontobaby
Dra. Marcia Schramm – Hematologista
Dra. Kelly Monteso – Hematologista
Dra. Ariadne Figueiredo – Hematologista
Dra. Mariana Lins Frossard – Intensivista pediátrica -Coordenadora da UTI Oncohematológica
Dra. Marcela Dias Martins – Oncologista
Dra. Monique Glinardello – Intensivista pediátrica -Coordenadora da UTI Oncohematológica
Dra. Fernanda Martins – Oncologista – Coordenadora da Unidade Oncohematológica
O que dizem alguns especialistas
“É de suma importância existir um CTI especializado em oncohematologia pediátrica capaz de oferecer segurança para pacientes, familiares e equipe multiprofissional, além de um tratamento acolhedor.”
Dr. Carmello Conti Júnior
Hematologista
Clínica HFB – Hospital Federal de Bonsucesso
“Os pacientes oncohematológicos devem ter seu ambiente dedicado com equipes especializadas e foco na humanização e saúde mental. Isto melhora o raciocínio do combate à infecção, além de promover práticas profissionais com olhar de finitude além dos cuidados paliativos.”
Dr. Paulo Ivo Cortez de Araújo
Hematologista pediatra
IPPMG – Instituto de Puericultura Pediatria Martagão Gesteira UFRJ
“O interesse e envolvimento do Prontobaby com a oncopediatria do Rio se misturam há algumas décadas e com a criação da unidade de terapia intensiva oncopediátrica esses ideais se reafirmam.”
Dra. Soraia Taveira Rouxinol
Hematologista pediatra
Hospital Federal da Lagoa