Cresce o número de brasileiros atendidos por médicos e enfermeiros em casa stella-monada setembro 1, 2025

Cresce o número de brasileiros atendidos por médicos e enfermeiros em casa

Serviço ganha espaço no Brasil com avanço tecnológico e atendimento humanizado

O mercado brasileiro de home care pediátrico movimentou cerca de US$ 1,3 bilhão em 2023 e deve alcançar US$ 2,1 bilhões até 2030, segundo levantamento da consultoria americana Grand View Research. O país lidera o setor na América Latina e representa 3,4% do mercado global. O modelo, que abrange desde prematuros até crianças com doenças crônicas e neurológicas, se consolida como alternativa segura à internação hospitalar, com foco na qualidade de vida e menor desgaste emocional das famílias.

Para a médica Renata Setti, diretora do HomeBaby e do recém-lançado HomeSenior, o crescimento do setor tem diversas explicações. “O crescimento do serviço de home care pediátrico em nosso país é multifatorial, mas se deve, principalmente, ao desenvolvimento do modelo de atenção mais centrado no cuidado do paciente e sua família, à preferência dos responsáveis pelo cuidado em prestar a assistência no conforto e segurança de seus domicílios, com menor custo, e ao desenvolvimento técnico da assistência e tecnológico que possibilita a prestação do serviço a distância”.

O perfil dos pacientes mais beneficiados por esse modelo inclui quadros de alta complexidade. “Portadores de doenças neurológicas, sindrômicos e àquelas relacionadas ao aparelho respiratório”, afirma a diretora médica. Segundo ela, o diferencial está na abordagem individualizada: “Continuidade do cuidado especializado, personalizado e individualizado no conforto de sua residência, perto de seus familiares”.

A estrutura necessária para esse tipo de assistência exige organização. “Envolve espaço físico onde exista um quarto reservado, com boa iluminação e ventilação. Local para acomodação de equipamentos, mobiliário próprio e acessibilidade ao domicílio para entrada e saída do paciente e dos profissionais”.

A equipe multidisciplinar é composta por profissionais de diversas áreas. “Técnico de enfermagem, médico, enfermeiro, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social. Sessões clínicas com a equipe multiprofissional para alinhamento e desdobramento do plano terapêutico com aqueles que prestam assistência e familiares do paciente”.

A tecnologia tem papel central na expansão e qualificação do atendimento. “É primordial no aprimoramento e na eficácia dos serviços de home care pediátrico. Dispositivos de monitoramento em tempo real, em constante evolução, consultas e atendimentos virtuais, aplicativos para agendamento ou educação continuada que envolvem os familiares, além do prontuário eletrônico, estão entre os principais avanços que hoje viabilizam o bom desempenho do atendimento em domicílio. A integração tecnológica no home care contribui para elevar a qualidade do cuidado, oferece mais segurança e conforto aos pacientes e suas famílias”.

Entre os entraves para a expansão do modelo pediátrico no país, Renata aponta a ausência de normas específicas. “Acredito que os grandes desafios enfrentados hoje para ampliar e qualificar o home care pediátrico no Brasil são: falta de regulamentação, o que leva à ausência de padronização dos serviços prestados, além da escassez de profissionais com a qualificação necessária para atender, em domicílio, pacientes pediátricos com o nível de complexidade típico do setor”.

Segundo a médica, o segmento está em plena transformação. “Na minha visão é um modelo de assistência em franca transformação, impulsionado pela inovação tecnológica, a ênfase ao cuidado centrado no paciente com enfoque em prevenção, reconhecimento precoce de deterioração clínico, bem-estar físico e mental. Para garantir que a evolução aconteça e que beneficie o paciente e suas famílias efetivamente, é fundamental que profissionais de saúde e gestores de serviços domiciliares trabalhem juntos, assegurando que os desafios sejam superados e que a qualidade do atendimento se eleve”.

A trajetória da equipe à frente do HomeBaby reforça essa visão. Após mais de três décadas dedicadas ao atendimento pediátrico, a instituição decidiu expandir sua atuação. “Há 33 anos, nossa empresa se destacou ao oferecer cuidados e assistência a crianças com necessidades especiais e alta complexidade. Desde o início, fomos guiados por um compromisso inabalável com a qualidade do atendimento, sempre focado em proporcionar uma assistência técnica especializada em um ambiente acolhedor e seguro”, afirma Setti.

Essa transição, permitiu manter laços significativos e proporcionou uma valiosa experiência no atendimento a pessoas mais velhas. “Identificamos uma oportunidade única no mercado: expandir nosso foco para incluir a continuidade do atendimento à vida adulta. Esse nicho de negócios não apenas reflete nossa trajetória e expertise, mas também o compromisso em garantir que, mesmo ao crescer, os pacientes continuem a receber o suporte necessário, sempre com a mesma qualidade e acolhimento que nos caracterizou desde o princípio”, finaliza.

Sobre o Grupo Prontobaby:

O Grupo Prontobaby é responsável pelo maior número de atendimentos pediátricos de emergência, cirurgias e internações da rede privada de todo o Estado do Rio de Janeiro e conta com as seguintes unidades: ProntoBaby – Hospital da Criança, Centro Pediátrico da Lagoa, ProntoBaby Méier, ProntoBaby Leopoldina, Instituto de Especialidades Pediátricas – IEP, HomeBaby – Atenção Domiciliar e Clínica Pediátrica da Barra, HomeSenior.

Fonte: 

  • Jornal Tribuna – https://jornaltribuna.com.br/2025/08/cresce-o-numero-de-brasileiros-atendidos-por-medicos-e-enfermeiros-em-casa/

Acompanhe mais da nossa parceira, Datz Comunicação, nas redes sociais:

📸 Instagram: @datzcomunicacao
💼 LinkedIn: Datz Comunicação

Siga e fique por dentro de todas as novidades! 🚀✨

Write a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *
Políticas de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Para informações completas sobre nossas políticas de privacidade, clique aqui.