As instituições, concluiram a manutenção do nível 2 de acreditação, atendendo aos padrões e requisitos de segurança do paciente e gestão integrada em todas as áreas
O Prontobaby – Hospital da Criança, Centro Pediátrico da Lagoa e Homebaby – Homecare da Criança, foram avaliados para manutenção da certificação recebida em março de 2022, confirmando a acreditação ONA nível 2, Acreditado Pleno. Foram avaliados critérios de segurança, também exigindo da organização uma gestão integrada dos processos, promovendo ações de melhorias entre as áreas.
Com foco na segurança do paciente e melhoria contínua dos processos, as unidades passaram por uma avaliação detalhada, com a metodologia ONA, pela equipe de avaliadores do IQG – Instituto Qualisa de Gestão. Eles buscaram evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a qualidade e a segurança na assistência prestada e gestão integrada entre os processos.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação das unidades Prontobaby, Centro Pediátrico da Lagoa e Homebaby – Homecare da Criança é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
“Nos sentimos honrados pela acreditação recebida, e motivados ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 3. Nossos colaboradores continuam empenhados para desenvolver e implementar ações de melhorias contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, relata Ana Paula Ferreira, Superintendente das unidades.
“O Programa da Qualidade contribui para a manutenção dos padrões de segurança, motiva a organização pelo reconhecimento e integra as gestões para alcance dos objetivos garantindo uma assistência segura e assertiva e melhorando a experiência do paciente e da família. O Programa, sob a liderança do Departamento da Qualidade, possui como pilares a segurança, eficácia, efetividade e custo”, relata Mirelli Terra, Gerente de Qualidade.