Ir buscar o filho na escola e perceber que ele é o menor da turma causa preocupação na maioria dos pais. Segundo a endocrinologista pediátrica Fernanda André, é comum os responsáveis chegarem ao consultório intrigados com o crescimento dos filhos ao perceberem que os coleguinhas são bem maiores.
— Recebo mais pais que acham do que há algo errado com os filhos do que pais encaminhados por pediatras — afirma Fernanda.
O crescimento da criança deve ser observado pelos pais e acompanhado pelo pediatra, que vai comparar a altura do menino ou da menina com as curvas de crescimento indicadas para a idade e o sexo. Veja aqui a tabela para meninos de 0 a 5 anos, meninas de 0 a 5 anos, meninos de 5 a 19 anos e meninas de 5 a 19 anos (confira abaixo como saber se seu filho está na altura adequada para a idade).
— Quando a criança cresce abaixo da curva de crescimento própria para a idade e o sexo e tem uma redução da velocidade de crescimento em um período determinado, deve-se iniciar uma investigação através de exames laboratoriais e de imagem — diz Aline Magnino, pediatra do Grupo Prontobaby.
Desde que era bebê, Bernardo apresenta estatura menor do que o recomendado. Preocupada, sua mãe, Patrícia Alves Fernandes, procurou por profissionais que pudessem ajudar no crescimento de seu filho. Após uma consulta com Fernanda André, o menino de 12 anos começou o tratamento hormonal.
— Ele sempre esteve abaixo da curva do crescimento. Ao chegar na idade do início da puberdade sem dar sinais dela, procurei ajuda. Fizemos o teste e ele produz hormônio do crescimento, mas de maneira lenta. Iniciamos o tratamento dele em abril, quando ele tinha 1,35m. Na quinta-feira passada, voltamos ao consultório e ele cresceu três centímetros, em três meses. Isso era o que ele crescia por ano — disse Patrícia, que é terapeuta ocupacional.
Lionel Messi, camisa 10 do Barcelona e da seleção Argentina, foi diagnosticado com déficit parcial do hormônio do crescimento quando criança. Entre os 12 e 16 anos, o jogador de futebol fez um tratamento hormonal que o possibilitou a chegar aos 1,70m na idade adulta.
— Existem diversas causas para baixa estatura, entre elas, a deficiência de hormônio de crescimento. Neste caso ocorre uma redução da produção hormonal tendo como consequência a redução na velocidade de crescimento da criança. Após investigação através de exames, se for detectada a deficiência hormonal a terapia com hormônio de crescimento será indicada — explica Cristiane Pacheco, endocrinologista do Grupo Prontobaby. — Quanto mais cedo isso é observado, melhor é a resposta ao tratamento — completa Fernanda.
Fatores como genética, doenças crônicas, alterações hormonais como hipotireoidismo e distúrbios nutricionais podem prejudicar o crescimento da criança.
Como saber se o seu filho ou filha está na altura adequada para a idade
Olhando na horizontal, ache a idade de seu filho ou sua filha (nos gráficos de acordo com o sexo). Siga a linha vertical correspondente à idade de sua criança até chegar a altura dela (em centímetros). Marque um ponto sobre o cruzamento da idade e da altura, e veja sobre qual curva (ou próxima de qual) está sua criança. Olhe na legenda se o crescimento está adequado.
Legenda:
Maior que +2: altura elevada para a idade
Entre +2 e -2: altura adequada para a idade
Entre -2 e -3: altura baixa para a idade
Menor que -3: altura muito baixa para a idade
Por exemplo, se um menino de 13 anos tem 1,35m de altura, ele está abaixo da estatura esperada para a idade dele. Mas, se uma menina de 13 anos tem 1,50m, ela está com dentro da altura esperada para a idade dela.
Link original | Por Evelin Azevedo para Jornal Extra| 08/07/2018