Rotina intensa pode causar Síndrome do Pensamento Acelerado nas crianças admin-prontobaby julho 27, 2018

Rotina intensa pode causar Síndrome do Pensamento Acelerado nas crianças

Eles parecem pequenos executivos: agenda lotada, exigência de alto rendimento e pouco tempo para se divertir. A rotina das crianças — que volta com tudo após o recesso escolar — está cada vez mais atribulada. Isto tem provocado nos pequenos a Síndrome do Pensamento Acelerado, uma soma de sintomas, como alteração de humor e falha de memória, que pode ser encontrada em transtornos de ansiedade, explica Thyago Azevedo, coordenador técnico da Psiquiatria do hospital Prontobaby:

— Através do pensamento, a criança vai adiante nos seus planejamentos, na sua rotina. Ela avança tanto na linha do tempo e arquiteta um planejamento rígido, que, quando volta à realidade, fica frustrado em excesso.

Para a psicopedagoga Luciana Brites, a rotina acelerada muito tem a ver com as novas demandas sociais. Cada vez mais cedo, as crianças precisam se preparar para entrar na faculdade e se tornar profissionais capacitados dentro do mercado de um trabalho cada vez mais competitivo.

— A responsabilidade que os pais têm é de parar e perceber quais atividades são realmente importantes para o futuro de seu filho, pensando também na qualidade de vida da criança — afirma Luciana Brites, fundadora do Instituto NeuroSaber.

Os pais devem ficar atentos a sinais como mudança repentina de humor, irritabilidade, falta de memória e dificuldade em manter a atenção e a concentração. Além de repensar a rotina da criança, é preciso diminuir o uso de eletrônicos, que deixam a atividade cerebral dos pequenos mais agitada.

— Aconselho os pais a promoverem a socialização de seus filhos com outras crianças, sem o computador e a TV como centro, mas que a companhia e o afeto sejam o motivo maior. Cada criança tem sua demanda, seu ritmo. É importante perceber e estimular que ela também aprenda que as pausas são importantes — finaliza Adriana Marques, professora de Psicologia do Centro Universitário Celso Lisboa.

 

Link original | Por Evelin Azevedo para Extra | 29/07/18

Write a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *
×