Pergunte ao especialista: é normal que crianças pequenas apresentem mau cheiro nas axilas? admin-prontobaby junho 8, 2020

Pergunte ao especialista: é normal que crianças pequenas apresentem mau cheiro nas axilas?

Nesta edição da seção “Pergunte ao especialista”, a pergunta é:

“É normal que crianças pequenas apresentem mau cheiro nas axilas?”

Resposta de Patrícia Rezende, pediatra do grupo Prontobaby, do Rio de Janeiro.

É comum que isso aconteça, mas não é esperado que isso ocorra em crianças pequenas. Ou seja, crianças pequenas com mau cheiro merecem sim atenção.

Causas

O mau cheiro nas axilas de crianças pequenas pode ser causado por várias condições, desde diabetes, excesso de bactérias e má higiene, hiperidrose e alterações hormonais. Até comida com muito alho pode gerar mau cheiro.

O problema também pode ser um sinal de puberdade precoce, mas a puberdade não é um processo que se inicia do dia para a noite, então é normal que, antes da puberdade propriamente dita, já aparecerem alguns sinais. Em meninas, o primeiro sinal de puberdade costuma ser o surgimento do broto mamário. Geralmente ele surge entre 8 e 13 anos, ou seja, entre um a dois anos antes da primeira menstruação, que acontece, em média, aos 12 anos. E, nos meninos,o primeiro sinal da puberdade costuma ser o aumento do volume testicular, que geralmente acontece entre 9 a 14 anos de idade.

Higiene

A primeira medida a se tomar quando o mau cheiro nas axilas aparece é cuidar da higiene: lavar e secar bem as axilas no mínimo uma vez ao dia; lavar e trocar a roupa todos os dias e dar preferência a roupas de algodão.

Se essas medidas não resolverem, o indicado é procurar o pediatra da criança para fazer os exames necessários. A Anvisa só recomenda o uso de desodorantes a partir de 12 anos de idade. Caso os exames não acusem nenhuma causa específica, o médico pode optar por soluções mais naturais para passar na criança.

Cuidado com produtos

Algumas pessoas costumam usar leite de magnésia nas axilas das crianças, acreditando que esse produto não tem contraindicações. Mas, segundo Patrícia Rezende, o leite de magnésia, por ser uma substância alcalina, básica, elimina não só as bactérias que causam o mau cheiro, mas também acaba com as bactérias “boas”, desequilibrando a flora bacteriana local e deixando a pele mais sensível a agressões e alergias. Por isso, qualquer substância usada deve ser indicada pelo pediatra.

Fonte: MSN

Write a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *
×