Pergunte ao especialista: crianças podem tomar café?


Nesta edição da seção “Pergunte ao especialista”, indagamos a uma médica se crianças podem tomar café, e a partir de qual idade.

Resposta: Patricia Rezende, pediatra do hospital Prontobaby, no Rio de Janeiro:

A partir dos 2 anos a criança pode provar pequenos goles de café, de preferência coado e diluído. Mas o ideal é mesmo é provar o café após os 6 anos e, mesmo assim, beber no máximo uma xícara pequena (50 ml) por dia. Isso equivale a cerca de 70 a 140 mg de cafeína, ou 95 mg em média, por xícara.

Os pais podem dar preferência ao ‘pingado’, com bastante leite e só um pouquinho de café, e pela manhã, para não atrapalhar o sono. Como o café é estimulante, a criança pode apresentar taquicardia e agitação, mesmo respeitando a quantidade máxima de 50 ml, já que a sensibilidade à cafeína é individual. Então é bom ficar atento a esses efeitos.

Além disso, o café pode dificultar a absorção de ferro e cálcio, fundamentais para a saúde da criança nesse período de desenvolvimento rápido, então é importante não exagerar.

Adolescentes devem seguir a recomendação de 100 mg de cafeína por dia no máximo, sempre atentando para a  sensibilidade e efeitos de taquicardia e agitação.

Fonte: Cabeça de Criança

Últimas notícias

Volta às aulas: pediatra lista razões para considerar a prática não segura

10 de agosto de 2020


Pais da diversidade: como enfrentar situações de preconceito em diferentes modelos familiares

7 de agosto de 2020


8 dicas para ensinar seu filho a dormir só

4 de agosto de 2020


Rivalidade feminina e relacionamento “maternal”: o que não levar da “Barraca Do Beijo 2” para a sua vida

1 de agosto de 2020


Como o “novo normal” pode afetar o emocional das crianças com a volta às aulas

31 de julho de 2020